Ouvindo...

Massa de ar extremamente quente de até 46°C provoca tempestades no Sul do Brasil

Massar de ar quente vem do Norte da Argentina e do Paraguai

Massar de ar quente vem do Norte da Argentina e do Paraguai e contribui para formação de tempestades

Uma massa de ar extremamente quente que vem do Norte da Argentina e do Paraguai contribui para a formação de nuvens de temporais sobre o Sul do Brasil, conforme previsão da MetSul Meteorologia, desta terça-feira (16). As áreas de instabilidade ganham força sobre o Norte gaúcho e Santa Catarina com chuva forte a intensa e tempestades com alto risco de granizo e vendavais localizados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta, válido até esta terça-feira (17), que indica chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Nesta terça-feira (16), o Norte gaúcho será a região do Rio Grande do Sul com maior instabilidade enquanto o risco de temporais será mais elevado sobre Santa Catarina e o Paraná, onde algumas tempestades isoladas podem ser fortes a severas com registro de alagamentos e inundações repentinas, além de danos por queda de granizo e vendavais.

A temperatura atingiu 45ºC na Argentina e passou de 46ºC no Paraguai na tarde de segunda-feira (15). No Rio Grande do Sul, onde grande parte do estado estava com chuva e raios, o ar quente trouxe forte calor. A massa de ar superaquecida avançou sobre a Fronteira Oeste e o extremo Noroeste gaúcho com aberturas de sol, elevando acentuadamente a temperatura que atingiu 34,4ºC em Porto Vera Cruz e 32,1ºC em Porto Xavier.

“O ar muito quente ao avançar sobre o Rio Grande do Sul e encontrar maior umidade e ar mais ameno de um centro de alta pressão no Atlântico acabou por organizar uma frente quente com chuva intensa e temporais nesta segunda-feira. No Oeste, o avanço do ar excepcionalmente quente garantiu abertura com sol e calor.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022