Ouvindo...

Rio Grande do Sul registra mais de 8 mil raios e números devem aumentar

Raios serão frequentes no Sul do Brasil nesta semana com instabilidade predominando sobre a região

Raios serão frequentes no Sul do Brasil nesta semana com instabilidade predominando sobre a região

O Rio Grande do Sul registrou, até as 6h desta segunda-feira (16), 8.302 descargas elétricas e os números devem aumentar ao longo do dia à medida que a instabilidade ganha força sobre o Rio Grande do Sul e se formam mais nuvens carregadas sobre o estado com chuva e alta incidência de raios, conforme previsão da MetSul Meteorologia.

Nesta segunda-feira, o Rio Grande do Sul amanhece com trovoadas em Porto Alegre e várias cidades do interior gaúcho. Os municípios com mais descargas até as 6h de hoje foram São Francisco de Paula (743), Fontoura Xavier (323), Pouso Novo (308), Rosário do Sul (285) e Planalto (263).

Nesta segunda-feira, a maior concentração de raios ocorre na Metade Oeste gaúcha, mas muitas descargas são esperadas também em setores do Centro e da Metade Norte do estado. Há previsão de raios ainda para Santa Catarina, Paraná e pontos de São Paulo, mas em menor quantidade.

Na terça-feira, a previsão da meteorologia indica que os raios são previstos para a Fronteira Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul, além do Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Grande número de raios pode se dar ainda no Sul de São Paulo. As descargas atingem também outras áreas da Região Sul, mas em menor quantidade.

Na quarta, os raios diminuem no Sul do Brasil e aumentam em São Paulo. No Sul, de acordo com as projeções do modelo europeu, a maior concentração de raios deve se dar no Oeste de Santa Catarina e do Centro para o Oeste do estado do Paraná.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022