Ouvindo...

Eclipse solar: Observatório Nacional vai transmitir fenômeno; veja como assistir

Entidade vai mostrar eclipse no Brasil e em outros países durante seis horas pelo YouTube; especialista dá dicas de como observar o fenômeno de forma segura

Eclipse solar anular poderá ser visto do Brasil neste sábado

O Observatório Nacional vai transmitir, pelo Youtube, o eclipse solar anular deste sábado (14). O objetivo, segundo os organizadores, é mostrar imagens do fenômeno em várias partes do Brasil e do mundo, e “transformar um evento de quatro minutos em um evento de seis horas” (confira abaixo como assistir ao eclipse pelo YouTube).

A ação do Observatório Nacional acontece junto com outros parceiros científicos internacionais, que vão compartilhar imagens da passagem do fenômeno pelos Estados Unidos, América Central e Colômbia. Quando o eclipse começar no Brasil, é a vez das autoridades brasileiras repassarem as imagens para a Nasa e outras entidades. O Observatório Nacional faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Como assistir o eclipse pelo YouTube?

A transmissão do eclipse solar anular pelo Observatório Nacional começa às 11h30 e vai até às 17h30. Para assistir à transmissão do eclipse solar anular, basta entrar no canal do Observatório Nacional no YouTube.

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

Cuidados ao observar o eclipse

Quem pretende acompanhar o eclipse lunar previsto para este sábado (14) precisa adotar alguns cuidados com os olhos. O alerta é da oftalmologista especialista em retina, Adryana Andrade Assunção, que faz parte do corpo clínico do Centro Oftalmológico de Minas Gerais. Apesar de não ser indicado assistir ao eclipse solar a olho nu, alguns especialistas citam ser possível olhar usando óculos específicos. Clique e descubra como ver o eclipse solar da forma correta.

Eclipse solar

O eclipse solar é um evento raro e será o maior do ano de 2023. Esse fenômeno ocorre sempre que a Lua passa na frente do Sol, projetando uma sombra na superfície terrestre. O evento está marcado para este sábado, dia 14 de outubro. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país poderão observar uma visão parcial da Lua cobrindo o Sol, parecendo uma “mancha” no astro. O melhor horário para a visualização do eclipse será às 16h49.

Outros países também terão a oportunidade de ver o “anel de fogo” ao redor da Lua, incluindo os Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e, é claro, o Brasil. No entanto, em outras partes das Américas, desde o Alasca até a Argentina, apenas um eclipse parcial será visível.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.