Ouvindo...

Vídeo mostra como cada estado brasileiro deve ver o eclipse solar deste sábado

Mapa de instituto americano que mostra o que os moradores de cada faixa do Brasil devem ver amanhã foi explicado por um canal no TikTok

Brasileiros vão poder ver eclipse solar neste sábado

O eclipse solar que acontece neste sábado (14) é um dos assuntos mais comentados da internet, principalmente porque o fenômeno de amanhã será do tipo anular, um eclipse raro que ocorreu pela última vez no Brasil nos anos 1990. Por isso, muitos internautas estão buscando entender que horas vai ocorrer o eclipse e como observá-lo da forma correta.

Mas o que esperar do eclipse solar deste sábado? Para responder essa pergunta, o portal científico Great American Eclipse criou uma série de mapas que mostram o que os moradores de cada faixa territorial do Brasil devem ver durante o fenômeno. O canal “Futuro Explicado publicou um vídeo no TikTok explicando um desses mapas. O conteúdo já tem quase 3 milhões de visualizações. Veja o vídeo:

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

Quem pretende acompanhar o eclipse lunar previsto para este sábado (14) precisa adotar alguns cuidados com os olhos. O alerta é da oftalmologista especialista em retina, Adryana Andrade Assunção, que faz parte do corpo clínico do Centro Oftalmológico de Minas Gerais. Apesar de não ser indicado assistir ao eclipse solar a olho nu, alguns especialistas citam ser possível olhar usando óculos específicos. Clique e descubra como ver o eclipse solar da forma correta.

Eclipse solar

O eclipse solar é um evento raro e será o maior do ano de 2023. Esse fenômeno ocorre sempre que a Lua passa na frente do Sol, projetando uma sombra na superfície terrestre. O evento está marcado para este sábado, dia 14 de outubro. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país poderão observar uma visão parcial da Lua cobrindo o Sol, parecendo uma “mancha” no astro. O melhor horário para a visualização do eclipse será às 16h49.

Outros países também terão a oportunidade de ver o “anel de fogo” ao redor da Lua, incluindo os Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e, é claro, o Brasil. No entanto, em outras partes das Américas, desde o Alasca até a Argentina, apenas um eclipse parcial será visível.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.