Ouvindo...

Times

Mãe de sêxtuplos sobre bebês: ‘todos estão liberados para pegar no colo’

Cinco bebês seguem internados na UTI Neonatal; mãe deu à luz a seis filhos sendo quatro meninos e duas meninas. Na sexta-feira (6), Matteu morreu

A mãe que deu à luz aos sêxtuplos, no Espírito Santo, atualizou o estado de saúde dos cinco bebês, após o morte do Matteu, na última sexta-feira (6). Pelas redes sociais Quezia Costa agradeceu à Deus por tudo, tanto nos momentos bons, como também na dificuldade e no luto.

“Ainda temos cinco lindas vidas que dependem de todo amor e carinho”, destaca a família em postagem onde atualizaram o estado de saúde e recuperação dos cinco bebês.

“Maytê já está destubada, Theo já está destubado, Hery e Lucca também devem ser destubados essa semana. Nossa pequena Eloá ainda continua entubada, mas só até ela engordar um pouquinho, por ser a menor.”

Quezia relata que todos eles estão tomando leite materno e liberados para ficar no colo, no modo ‘canguru’.

Nesta segunda-feira (9) os cinco bebês serão pesados, a primeira depois do parto.

“Isso me deixa muito alegre e motivada a ir todos os dias tirar meu leite para dar a eles e estar o máximo de tempo com eles”, revela a mãe.

Nascimento

Os sêxtuplos nasceram no domingo (1°), em Colatina, no Espírito Santo. Matteo, Théo, Lucca, Henry, Maytê e Eloá nasceram em 10 minutos, através de uma cesariana. O parto envolveu 32 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, anestesistas e pediatras.

As crianças nasceram com pesos entre 675g a 1,1kg. Mas por serem considerados prematuros extremos, eles devem ficar na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) do São Bernardo Apart Hospital, por cerca de 3 meses.

A mãe Quezia Romualdo, de 29 anos, estava internada desde o dia 5 de setembro aguardando a chegada dos bebês. Por ser uma gestação de risco, Quezia passou quase um mês sendo monitorada diariamente pelos médicos.

Nessa segunda-feira (2), Quezia postou uma foto da primeira visita que fez aos filhos, na UTI, acompanhada do marido. Depois, fez um vídeo mostrando como está o quarto dos sêxtuplos, ainda no cimento e precisando de muitos reparos, e pediu uma ajuda para as pessoas, via PIX, para terminar o cômodo.

Matteo

A mãe de sêxtuplos, Quezia Romualdo, informou na sexta-feira (6), a morte de Matteo, um dos bebês que estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do São Bernardo Apart Hospital, em Colatina, no Espírito Santo. A informação foi confirmada pela mãe em suas redes sociais e pelo hospital.

Em nota, a instituição de saúde relatou que o recém-nascido teve o quadro clínico agravado nas últimas 48 horas, não resistiu e veio a óbito às 0h54 desta sexta (6). Os outros cinco bebês continuam sob cuidados médicos no hospital.

Desde o nascimento dos bebês nesse domingo (1º), os pais tem usado suas redes sociais para agradecer o carinho recebido e pedir orações pelo pequeno Matteo, que sofreu uma complicação durante o parto e estava internado em estado grave junto dos irmãos.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Leia mais