Uma cozinheira de 54 anos morreu nessa segunda-feira (2) após passar 10 dias internada depois de ficar gravemente ferido em uma explosão de uma panela de pressão em Anápolis, Goiás.
De acordo com informações, ela estava trabalhando em um restaurante no momento do acidente. Ela foi encaminhada para o Hospital de Urgência de Goiás Dr. Valdemiro Cruz, onde ficou sob cuidados médicos, mas não resistiu aos ferimentos causados pela água fervente.
A Polícia Civil de Goiás abriu investigação para apurar as circunstâncias do fato e saber se alguém será responsabilizado pela morte da cozinheira.
Veja como evitar acidentes
Segundo a certificadora Brics, responsável por conceder a certificação de produtos baseada em normas nacionais e internacionais, os usuários de panelas de pressão devem tomar alguns cuidados para evitar acidentes.
Leia o manual de instruções: Antes de começar a usar uma panela, preste atenção a todas as instruções e avisos de segurança e siga estas instruções ao pé da letra.
Inspecione a panela de pressão antes de cozinhar: O anel de vedação de borracha ou silicone é fundamental para o bom funcionamento de uma panela de pressão. Antes de cozinhar, verifique se o anel de vedação está limpo e não está rachado ou seco.
Não encha demais a panela de pressão: Uma panela de pressão nunca deve estar mais de dois terços cheia. Isso é para evitar que os alimentos bloqueiem as aberturas na tampa da panela e para acúmulo de pressão.
Libere a pressão de maneira segura: Aprenda os procedimentos corretos para liberar o vapor da panela de pressão e abrir o aparelho. Certifique-se de entender como os recursos de segurança funcionam e siga os procedimentos corretos todas as vezes.
Limpe a panela corretamente: Após cada utilização, limpe bem o aparelho conforme indicado, prestando especial atenção às válvulas e aberturas que podem estar obstruídas por restos de alimentos.