A polícia prendeu, na manhã desta quarta-feira (27), 14 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em aplicar golpes em idosos de vários estados. Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso.
A operação, batizada de Falarre, ainda bloqueou 280 contas bancárias usadas pelos criminosos para esconder o dinheiro obtido no esquema. Dos 14 suspeitos presos, 11 foram em São Paulo e três em outros estados. Junto deles, foram apreendidos mais de R$ 15 mil, além de telefones e veículos.
Segundo a polícia o grupo utilizava uma falsa central de atendimento ao cliente bancário para obter dados e depois usar as informações pessoais para desvio de dinheiro. O principal alvo dos envolvidos eram correntistas idosos.
📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼
⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️
Link:
As investigações começaram em 2022, depois que uma idosa de 73 anos, que morava no interior de Goiás, foi vítima dos criminosos. Ela teve um prejuízo de R$ 185 mil, mas parte da quantia foi recuperada.
A ação foi coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (GREF), do Estado de Goiás, com apoio dos policiais do Departamento do Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo e de Santa Catarina e Mato Grosso, além de agentes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).