Ouvindo...

Ciclone: enchente em rio alaga regiões de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

A última leitura indica nível das águas de 2,94m, tendo em vista que a cota de cheia é estabelecida em 1,80m

A enchente no Cais do Centro de Porto Alegre foi registrada apenas três vezes nos últimos 80 anos: 1941, 1967 e 2015

Porto Alegre está com diversas regiões da cidade alagados na manhã desta quarta-feira (27) em função da enchente do Rio Guaíba, que transbordou por conta de fortes chuvas que atingem a capital do Rio Grande do Sul.

De acordo com o MetSul Meteorologia, a nova orla localizada no Centro da cidade foi afetada com a região. O Centro de Treinamento Parque Gigante, em Porto Alegre, que pertence ao Internacional, que fica às margens do rio, foi invadido pela água. Ainda conforme o órgão, a última leitura desta manhã indica nível das águas de 2,94m, tendo em vista que a cota de cheia é estabelecida em 1,80m.

Imagens mostram o cais da região central completamente tomado pelas águas, contido apenas pelo Muro da Mauá, que impedem que o alagamento chegue à cidade. A enchente no local foi registrada apenas três vezes nos últimos 80 anos: 1941, 1967 e 2015.

Confira imagens das enchentes em Porto Alegre

Novo ciclone extratropical

Um novo ciclone extratropical se forma na costa da região Sul do Brasil na quarta-feira (27), provocando temporais e reforçando a instabilidade do tempo no Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia.

A formação do fenômeno ocorre em função de uma área de baixa pressão que se descola da Argentina e do Paraguai para a região nesta terça-feira (26).

O centro da baixa pressão cruzará pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina, provocando ventos fortes e chuva, diz o MetSul. No entanto, o instituto sinaliza que o fenômeno não será intenso como os primeiros ciclones registrados na região neste ano.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.