A onda de calor que atinge o Brasil há uma semana não trouxe reflexos para o Rio Grande do Sul que tem alerta de chuva intensa e ciclone para esta semana. De acordo com a previsão da MetSul Meteorologia a chuva não vai dar trégua até quarta-feira (27), seguida da formação de um ciclone extratropical que irá reforçar a instabilidade na terça-feira (26) com chuva intensa e tempestades fortes a severas.
Nas próximas horas, conforme previsão da MetSul, a instabilidade se concentrada em pontos do Centro, Sul e o Leste gaúcho com chuva localmente forte, raios e chuva de granizo. No Noroeste e no Norte do estado, onde o sol aparece e faz muito calor, há possibilidade de chuva e temporal devido ao super aquecimento.
Nesta segunda-feira, novas e fortes áreas de instabilidade se formam no Rio Grande do Sul. Desta vez mais do Centro para o Norte do estado. Há possibilidade de chuva forte a intensa com temporais isolados de raios, granizo de variado tamanho e vento forte persiste.
O ciclone deve chegar ao Sul do Brasil na quarta-feira e a circulação de umidade traz chuva para o Rio Grande do Sul, nas regiões Norte e Leste do estado. Com o decorrer da semana, o tempo começa a melhorar antes de uma sequência de dias de sol e tempo firme na maior parte do estado gaúcho que começa na quinta-feira (28), de acordo com previsão da MetSul.