As altas temperaturas estão com os dias contados no estado de São Paulo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia
📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼
⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️
Link:
A mudança brusca de tempo e temperatura será devido à formação de um ciclone extratropical, na costa do Rio Grande do Sul, no fim desta terça-feira (26), e trará o aumento da intensidade das rajadas de vento no estado gaúcho, superando os 70 km/h.
Na quinta-feira (28), as temperaturas também vão cair de maneira acentuada em São Paulo, estado gaúcho, com mínimas de aproximadamente 3ºC na Campanha e na Serra Gaúcha, e de 9°C em Porto Alegre.
São Paulo teve inverno com calor e pouca chuva
Esse ano o inverno de São Paulo (SP) registrou 88,7 milímetros (mm), o valor ficou 42% abaixo da média sazonal, que é de 154 mm. Ao todo, a capital teve dez dias com registro de chuva maior ou igual a 1 mm no período.
No fim da estação, uma onda de calor atingiu boa parte do Sudeste do País, provocando uma semana de temperaturas máximas com 5°C acima da média. A média das temperaturas máximas na capital ficou em 26,0°C, maior valor em mais de 60 anos, sendo 2,5°C acima da climatologia (média histórica) para o período, que é de 23,5°C. Em 2023, a maior temperatura registrada no inverno chegou a 34,7°C, no último dia da estação (22/09). A todo, a capital teve seis dias consecutivos com temperatura acima de 30°C durante a estação.