Um mineiro de 20 anos está desaparecido na praia da Enseada, em Guarujá, litoral de São Paulo, após ele e a namorada caírem no mar se serem levados pela correnteza. O caso aconteceu no último domingo (17) e, segundo familiares, essa foi a primeira viagem do jovem para a praia. A Polícia Civil foi acionada e o Corpo de Bombeiros de São Paulo realiza as buscas pelo homem.
Daniel José Mendes Barbosa dos Santos estava na praia com a namorada, Luana Araújo de Souza, e o casal tirava fotos na parte rasa da água, quando a menina foi puxada pela correnteza. Enquanto o jovem o tentava puxá-la de volta, uma onda bateu e jogou o casal a cerca de 300 metros para dentro do mar.
Um idoso que estava no local conseguiu segurar Luana e acionou os salva-vidas, que resgataram a menina. Daniel, entretanto, acabou sendo levado pela correnteza.
“Eles ficaram lutando para tentar sair de lá e um idoso que viu tudo conseguiu segurar ela por um tempo. Um salva-vidas apareceu, nadou até lá, pelo o que falaram é um local de difícil acesso, e jogou uma boia para a Luana. Na hora que virou para jogar para o Daniel, outra onda bateu e ele não aguentou, ele já tinha lutado muito para manter ela segurando as pedras”, conta Vinícius Mendes, primo da vítima.
Um bote do Corpo de Bombeiros chegou em seguida e levou a jovem para a margem, mas não conseguiu encontrar o Daniel. Um vídeo disponibilizado pela instituição mostra o momento que os bombeiros deixam Luana na margem e voltam para procurar por Daniel. Pelas imagens, é possível perceber que o mar estava violento e que mais pessoas apresentavam dificuldade para sair da água. Além disso, os militares não conseguem chegar à área de arrebentação devido à altura das ondas.
A família chegou a procurar pelo jovem em hospitais e no Instituo Médico Legal da cidade, mas não conseguiu nenhuma informação. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil e, conforme os bombeiros, uma equipe com três militares foi deslocada para as buscas na Praia da Enseada.
Os bombeiros procuram, ainda, outro jovem de 19 anos, que não teve a identidade revelada e também desapareceu em uma praia de Guarujá no último fim de semana. No sábado (16) e domingo (17), segundo a Polícia Civil de São Paulo, 76 pessoas foram salvas de afogamento no litoral do estado, 10 crianças encontradas e um óbito foi registrado na praia de Caraguatatuba.
“O GBMar [Grupamento de bombeiros Marítimo] realiza buscas de dois jovens, de 19 e 20 anos, desaparecidos no último domingo (17), no Guarujá, na Praia Branca e na Praia da Enseada, respectivamente. A equipe de resgate está empenhada em localizar as vítimas e realiza buscas diárias. Até o momento, ambos permanecem desaparecidos”, esclareceu a Polícia Civil de São Paulo por meio de nota.
Luana foi encaminhada a um hospital e recebeu alta nesta segunda-feira (18). Ela teve ferimentos nas pernas e mãos, e perdeu as unhas ao tentar se segurar nas pedras. As buscar por Daniel continuam.