Ouvindo...

Rio Grande do Sul tem alerta de temporal e ciclone com chuva acima de 150 mm para os próximos dias

Alto volume de chuva se deve a um sistema de baixa pressão que mantém chuvas intensas em várias áreas do Rio Grande do Sul

Imagem ilustrativa

O Rio Grande do Sul continua em estado de alerta máximo para o grande volume de chuva, acima de 100 mm, acompanhada de um ciclone extratropical, que pode atingir o estado nas próximas horas, conforme atualização nesta quarta-feira (13) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O grande volume se deve a um sistema de baixa pressão que mantém as chuvas intensas em diversas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente entre o Centro, Sul, Oeste e Noroeste do estado. Entre hoje e amanhã (14), um ciclone extratropical se desenvolve junto à costa do Rio Grande do Sul e se junta a passagem de uma nova frente fria.

Os maiores acumulados de chuva vão se concentrar, de acordo com o instituto, entre as faixas Central, Sul e Oeste do estado do Rio Grande do Sul, com volumes entre 100 e 150 milímetros (mm), com acumulados pontuais de 200 mm, até quinta-feira (14). Nas faixas Norte e Nordeste do estado, a chuva pode ficar entre 80 e 100 mm.

As áreas da região metropolitana de Porto Alegre devem registrar muita chuva, com volumes que podem se aproximar, ou até mesmo superar, os 100 mm. A partir de sexta-feira (15), a frente fria avança para Santa Catarina, Paraná e Sul de São Paulo e o tempo fica seco no Rio Grande do Sul até o domingo (17), com madrugadas frias e tardes com temperatura em rápida elevação.

Queda de temperatura

De acordo com a previsão do Inmet, as temperaturas caem bastante em toda a Região Sul entre hoje e amanhã (13). No Rio Grande do Sul, já faz frio devido à grande cobertura de nuvens e à chuva.

Entre quinta e sexta-feira (14), uma massa de ar frio começa a atuar sobre a Região Sul. Na sexta-feira, inclusive, há possibilidade de geada em áreas do Sul do Brasil.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022