Ouvindo...

Morre Nelson Travnik, astrônomo que trabalhou na missão Apolo-11

Corpo será velado nesta sexta (8), em Campinas

Nelson Travnik no observatório de Piracicaba.

Morreu nesta quinta-feira (7), aos 87 anos, o astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik. Credenciado pela NASA em 1969, Travnik trabalhou nas missões da Apollo-11, responsável pelo primeiro pouso do homem a Lua. Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, ele vivia em Campinas desde 1996 e estava internado em um hospital particular da cidade. A cerimônia de despedida de Nelson Travnik está marcada para acontecer nesta sexta-feira (8), das 13h às 16h, no Memorial Bom Pastor, em Campinas.

Pouso do homem na Lua

Nelson integrou um grupo brasileiro selecionado para participar do Programa Lion, que compunha as operações paralelas da Missão Apollo 11 e tinha como função o monitoramento da superfície lunar antes do pouso de Neil Armstrong no satélite da Terra.

Contribuição para a astronomia brasileira

Nelson Travnik fundou o Observatório Astronômico Flammarion, em Matias Barbosa, Minas Gerais, em 1954; o Observatório Municipal de Americana (SP), em 1985, e o Observatório Astronômico Municipal de Piracicaba (SP), em 1992.

Autor do livro “Os Cometas”, ele também instituiu o Programa Brasileiro de Observadores do Cometa Halley.

No Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), em 2009, recebeu o prêmio “Jean Nicolini” por seu trabalho científico “Contribuição dos Astrônomos Brasileiros no Projeto Apollo – NASA – JPL”. Em 2011, a Fundação Douglas Adriani de Campinas inaugurou o seu Observatório Astronômico Nelson Travnik.