Uma metalúrgica em Cabreúva, no interior de São Paulo, sofreu uma explosão na manhã desta sexta-feira (1º), deixando três mortos e dezenas de pessoas feridas. A prefeitura municipal estima 35 feridos, enquanto a Defesa Civil, até o momento, confirmou 12 feridos, sendo que três estariam em estado grave.
Ao menos treze equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de três helicópteros Águia, atuam no socorro das vítimas. Segundo a prefeitura, 20 vítimas estão sendo atendidas na Unidade de Pronto Atendimento da região e as outras 15 foram encaminhadas para a Santa Casa de Cabreúva.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo afirmou que o Hospital Estadual de Sumaré, o Hospital das Clínicas da Unicamp e o Hospital das Clínicas de São Paulo estão preparados para receber as vítimas em situação grave.
A fábrica atingida seria a filial de uma empresa de alumínios paulista. Informações iniciais afirmam que o acidente aconteceu devido a uma falha na caldeira metalúrgica. Com a explosão, paredes e teto desabaram e algumas estruturas de ferro ficaram penduradas.
Além dos bombeiros e da Defesa Civil, a Polícia Militar e Civil, além da Guarda Municipal e do Samu, também foram acionados para auxiliar no resgate das vítimas.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se pronunciou pela rede social X (antigo twitter): “Equipes da @defesacivilsp e @BombeirosPMESP no local para prestar todo o apoio necessário às vítimas da explosão que ocorreu em uma metalúrgica em Cabreúva nesta manhã. Informação inicial é que 10 vítimas graves já foram socorridas devido à explosão de um forno de derretimento de alumínio. Treze viaturas e dois helicópteros dão suporte ao município neste momento para resgate e atendimento aos feridos”.