Ouvindo...

Onda de calor no Brasil: especialista indica cuidados especiais para dias de altas temperaturas

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de onda de calor com risco de hipertermia e morte em uma região do país

Hidratação é um dos pontos de destaque para manter o bem-estar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para uma onda de calor que atingiu algumas regiões do Brasil nesta semana. Em Minas Gerais, algumas cidades registraram 40º nesta sexta-feira (25), e a capital mineira registrou a maior temperatura de agosto na história, na quinta-feira (24). Para alguns estados do Nordeste, o instituto divulgou alerta de ‘grande perigo’, com risco de hipertermia e morte.

Para manter o bem-estar durante períodos de altas temperaturas, a nutricionista especialista em oxidologia e bioquímica celular, Patrícia Soares Alves Lara, indicou os principais cuidados. O primeiro ponto é repor a quantidade de água perdida com o calor. O indicado é consumir 40 ml ou 45 ml de água por cada quilo de peso, 10 ml a mais que o usual. Ou seja, uma pessoa que pesa 80kg deve ingerir cerca de 4 litros de água por dia.

“Na época de calor o corpo tende a perder muita água para se autorresfriar. Dependendo da temperatura e da umidade do local que tem que levar em consideração a umidade do ar”, explicou Patrícia. O ideal para o período é priorizar alimentos ricos em água, como hortaliças, incluindo chuchu, moranga, abobrinha e verduras. Entre as frutas, melancia, abacaxi e água de coco, que funciona como um “soro natural”, também são aliadas na hidratação.

Outra dica importante para os períodos de altas temperaturas é diminuir o consumo de alimentos com muita gordura. “Quanto maior o volume de calorias que um alimento fornece, mais o seu corpo vai ter gasto metabólico, que envolve geração de calor e perda de água para fazer esse processamento. Então, nos momentos mais quentes, a alimentação mais leve e com menos gordura vai ser mais interessante para que você se sinta bem”, apontou a nutricionista.

Patrícia também deu outras indicações para aumentar o conforto e diminuir a sensação de calor. “Tentar resfriar o corpo colocando lenços molhados na região da nuca, porque é onde o cérebro compreende que o corpo está sendo resfriado. Também pode ser muito interessante consumir hortelã, uma erva que nos dá a percepção de resfriamento na boca e nos terminais nervosos, com a água ou em chá gelado”, destacou.

Como cuidar da pele durante o calor?

Outro ponto que pode ser muito afetado pelo calor e pela baixa umidade do ar é a pele. Para proteção, o dermatologista Lucas Miranda indica o uso correto do protetor solar como principal cuidado. “Para ter de fato a proteção informada pelo rótulo do produto, é necessário que seja utilizada a quantidade correta, e também que ele seja reaplicado corretamente”, indicou o especialista.

Mas, como aplicar de forma correta? “O protetor deve ser aplicado sempre pela manhã, principalmente a partir das 10h, e utilizado enquanto houver radiação solar, sempre reaplicando a cada três horas, ou até em intervalo menor, caso haja transpiração, imersão ou exposição prolongada à radiação solar.”

Qual a proporção adequada para o uso de protetor solar? “A proporção é de uma colher de chá para o rosto (incluindo pescoço e cabeça, caso esta fique descoberta) e três colheres de sopa para o corpo uniformemente.”

Outros cuidados com a pele

O especialista indicou que outra medida importante para proteger a pele contra a radiação solar e auxiliar na prevenção do câncer de pele é o uso de “protetores de barreira”. “Chapéus, bonés, malhas com fator de proteção, guarda-sol… Eles são muito importantes nos momentos de exposição direta à luz solar, como prática de esportes ao ar livre, ou momentos na praia, ou clube”, analisou.

Além de evitar a exposição ao sol durante as horas de pico, entre 10h às 16h, quando os raios UV são mais intensos, a hidratação sempre deve ser reforçada. “Tanto a hidratação oral, bebendo a quantidade adequada de água, quanto fazer o uso de hidratantes no dia a dia, aplicando sobre a pele sempre após o banho para que o produto atinja seu efeito ideal”, explicou Lucas Miranda.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.