O prazo para pagar do boleto do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) do Microempreendedor Individual (MEI) sem juros adicionais se encerra nesta segunda-feira (21).
O pagamento corresponde a contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual; R$ 1 de ICMS, caso seja contribuinte e R$ 5 de ISS, caso seja contribuinte. A emissão do boleto pode ser feita pelo Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI) ou pelo aplicativo do MEI. Entre as opções de pagamento estão: débito automático, pagamento online ou a emissão da guia que pode ser paga em bancos, lotéricas ou caixas eletrônicos.
Caso o empreendedor não pague dentro do prazo, é possível realizar o pagamento em atraso acessando o Portal do Empreendedor, clicando na opção ‘Já sou MEI’ e selecionando a opção ‘Pagamento de Contribuição Mensal’ para emitir o boleto e regularizar o CNPJ
O documento é a maneira de garantir ao empresário o recolhimento de impostos e garante o acesso aos benefícios da Previdência Social.