Ouvindo...

Faculdade cobra mensalidade de estudante com bolsa integral e terá que devolver dinheiro em dobro

Estudante de enfermagem entrou na Justiça contra cobranças indevidas

Estudante de enfermagem entrou na Justiça contra cobranças indevidas

Uma estudante do curso de enfermagem que tem bolsa integral ganhou na Justiça o direito de receber, em dobro, o valor cobrado pela faculdade. A estudante informa que tem recebido cobranças mensais, desde 2022, e a dívida chega a R$ 7.974,90.

A decisão unânime, publicada nessa quinta-feira (10), é da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve decisão, que condenou um instituto de ensino superior a devolver, em dobro, o valor da mensalidades.

Em defesa, a instituição alega que a cobrança é devida, uma vez que a autora aderiu ao plano de diluição de parcelas e pediu ao Judiciário que os pedidos “não sejam acolhidos ou pelo menos o afastamento da repetição do indébito.”

Na decisão, porém, o colegiado afirma que a estudante comprova ter sido aprovada para o curso de enfermagem, em 1º lugar, e que obteve bolsa integral até o final do curso. Explica que por causa disso, “não há que se falar em diluição de mensalidades.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022