Quase 18 milhões de brasileiros moram em favelas e comunidades e e mais de 40% deles possuem um negócio próprio, segundo dados do último Data Favela. Mas apesar de tantos moradores de periferia empreenderem, eles não se veem como empreendedores. É o que diz
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Celso Athayde exaltou a potência e a resistência dos empreendedores de favela, mas explicou que a imprensa e os “empreendedores do asfalto” precisam entender o que essa população está fazendo.
“Às vezes, a favela espera o asfalto ‘revelar’, valorizar o que ela faz para perceber que o que ela faz é importante. Nosso objetivo é a construção de parcerias, reunir pessoas para falar de negócios e não para falar de cesta básica. Acho que essa mudança de paradigma é o ‘start’ de um novo processo de massificação da ideia de que as pessoas são potentes e que elas precisam ter a sua produção revelada.”
O Data Favela também revelou que as maiores dificuldades enfrentadas pelos empreendedores são a informalidade, a falta de capital e problemas na gestão. Celso Athayde acredita que a qualificação desses empresários pode ser a chave para o crescimento.
“Na medida em que você estuda melhor aquilo que você faz, você abre os teus olhares e passa a ter um olhar para além da favela. Então se você é um empreendedor da favela que vende somente para aquele lugar, hoje a globalização te permite pensar para além da tua rua, do teu espaço físico.”
“Se existe um conselho que eu posso dar para esses empreendedores de favela é: estudem, se formem, se qualifiquem e construam a maior quantidade possível de informações. É a partir disso que você vai mudar o seu negócio, vai construir o seu negócio e vai, possivelmente, reconstruir a sua favela.”
Expo Favela Minas 2023
Celso esteve em Belo Horizonte nesta quinta-feira (3) para fazer o lançamento da
“A gente também sabe que existem muitos fundos de investimentos que querem apostar em ideias. Então é preciso que a gente conecte essas pessoas, que sequer sabem o que é um fundo de investimentos. Eles só vão poder ascender socialmente e economicamente à medida em que eles tiverem informações. A democratização dessas informações é o que vai fazer com que esses empreendedores tenham uma performance melhor.”