Uma operação da Receita Federal e da Polícia Civil de São Paulo cumpriu na manhã desta quarta-feira (7) sete mandados de busca e apreensão na capital paulista e em Guarulhos. A investigação mira a atuação de operadores financeiros responsáveis por um esquema de remessas de dinheiro ilícito ao exterior.
O dinheiro, conforme a polícia, é oriundo do tráfico de drogas e do contrabando de produtos importados. De acordo com a investigação, os operadores financeiros movimentaram quase R$ 500 milhões em duas contas bancárias de duas empresas de fachada.
Os mandados foram cumpridos por policiais da Divisão de Crimes contra a Administração do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania e auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal. Foram apreendidas armas, dinheiro em espécie, joias e munição.
A investigação apontou também que o dinheiro era remetido ao exterior depois de ser pulverizado em contas no Brasil. Conforme a Receita Federal, os valores sonegados nas transações investigadas nessa fase da operação ultrapassam R$ 100 milhões.