Ouvindo...

Em Campinas, mostra “Memórias do Império” exibe objetos de monarquias dos séculos 18 ao 20

A exposição reúne cerca de 110 peças da coleção particular do laboratório farmacêutico EMS, patrocinador da mostra

Em Campinas, mostra “Memórias do Império” exibe objetos de monarquias dos séculos 18 ao 20.

Nesta terça-feira (1º), tem início a exposição “Memórias do Império”, na Casa de Vidro do Museu da Cidade, em Campinas, interior de São Paulo.

A exposição reúne cerca de 110 peças dos séculos 18, 19 e 20 – parte da coleção particular do laboratório farmacêutico EMS, patrocinador da mostra – entre objetos ligados ao cotidiano da monarquia no Brasil e no mundo, pinturas a óleo, esculturas, gravuras, objetos de decoração, mobília e armaria.

Idealizada pela EMS, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e do Museu da Cidade, a mostra faz parte da comemoração de 249 anos do município e deve ficar aberta ao público até 23 de setembro.

A mostra exibe “um conjunto notável de objetos encomendados ou recebidos pelos monarcas para seu próprio uso, utilizados em palácios nas cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis”, diz o curador da exposição, Paulo César Garcez Marins, historiador, doutor em história social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), livre-docente e chefe técnico de acervo e curadoria do Museu do Ipiranga.

Para o vice-presidente da EMS, Marcus Sanchez, a mostra é uma oportunidade para a população de fora da capital paulista mergulhar na vida cotidiana e nas imagens do regime imperial do século 19.

  • O público poderá visitar a exposição “Memórias do Império” de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 10h às 14h.

  • A entrada é gratuita.

  • A mostra seguirá na Casa de Vidro até 23 de setembro.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.