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Marisa fecha 88 lojas em todo o Brasil e avança em plano de reestruturação

Varejista mantém 246 lojas físicas, que vão unir atendimento presencial com a operação do e-commerce; rede também renegocia dívidas e tenta economizar com despesas

Loja previa fechar 92 lojas, mas número caiu para 88

A varejista Marisa anunciou, nesta segunda-feira (17), que concluiu o processo de fechamento de 88 lojas físicas da rede em todo o Brasil. Esta é uma das etapas principais do plano de reestruturação da varejista, que enfrenta crise financeira e tenta reduzir sua dívida, estimada em R$ 600 milhões.

De acordo com o fato relevante divulgado pela empresa, o fechamento de 88 lojas ficou abaixo da previsão inicial, de 92 lojas com atividades encerradas. Segundo a diretoria, foram identificadas melhorias nestas quatro unidades que devem resultar em maior eficiência operacional. O gasto de R$ 44,5 milhões no fechamento foi 16% menor do que o orçamento inicial.

Com isso, a varejista fica com 246 lojas físicas em todos os estados brasileiros. Estas unidades vão reunir vendas físicas com a operação do e-commerce digital para maximizar a produtividade e os resultados operacionais da rede.

Além do fechamento das unidades, a varejista confirmou que conseguiu gerar R$ 35 milhões para o caixa da empresa após revisão da estrutura organizacional e ajustes de operação. Até o fim do ano, a empresa espera otimizar outras despesas, o que deve gerar uma economia adicional de R$ 10 milhões por ano.

A direção da Marisa também conseguiu renegociar dívidas com 90% dos fornecedores e 97% dos débitos com parceiros de revenda. Também já foram negociados acordos com 80% dos imóveis alugados.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.