A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou nesta terça-feira a lista dos carros mais vendidos no Brasil no primeiro semestre de 2023. A Fiat Strada manteve o primeiro lugar, com 50.546 unidades vendidas no país.
A picape da Fiat está no topo desde 2021, ano em que superou o Chevrolet Onix após seis anos. No ano passado, foram vendidas 112.456 unidades da Strada.
O Onix recuperou mercado e reassumiu o segundo lugar, superado o Hyundai HB20, que despencou para o quinto lugar.
‘Muito positivo’
As vendas de veículos novos no Brasil tiveram alta de 8,76% no primeiro semestre de 2023, muito em razão do programa de incentivo criado pelo Governo Federal.
A direção da Fenabrave considera “muito positivo” o impacto no mercado dos descontos patrocinados pelo governo. Durante a apresentação das vendas de veículos de junho, que cresceram 6,5% frente ao mesmo mês do ano passado, o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior, ressaltou diversas vezes que, após um período de paradas de fábricas e estoques elevados, o programa fez o coração do setor voltar a bater. Ele ponderou, no entanto, que o “trabalho precisa ter sequência”.
A área técnica da entidade está preparando uma nova proposta para levar em breve ao governo. O objetivo, disse Andreta Júnior, é um programa que seja bom para todos - ou seja, que estimule o mercado, preserve a arrecadação do governo pelo aumento de volume e reduza as emissões com a renovação da frota. “Queremos venda ao consumidor final, que perdeu poder aquisitivo”, declarou o presidente da Fenabrave.
Segundo o executivo, como existe uma defasagem entre a venda e a entrega do automóvel e os estoques na rede ainda têm muitos carros com os bônus de R$ 2 mil a R$ 8 mil autorizados pelo governo, as estatísticas de julho devem refletir ainda os efeitos do programa.
Assim, a tendência, frisou, é de um pico de vendas neste mês. Andreta Júnior sublinhou que a projeção da Fenabrave de manutenção, em 2023, das vendas do ano passado - leve alta de 0 1% - só não foi revista para uma queda em razão do “sucesso” da medida do governo.
Já em relação aos créditos autorizados para descontos na troca de caminhões com mais de 20 anos de uso, pouco usados até agora, a avaliação é a de que o programa não deslanchou por conta do contexto de desempenho fraco da economia, com exceção do agronegócio, juros altos, com condições de financiamento desfavoráveis, e aumento, na média de 20%, na nova linha de veículos de carga.
Confira os dez veículos mais vendidos do semestre:
Fiat Strada: 50.546 unidades;
Chevrolet Onix: 44.110 unidades;
Volkswagen Polo: 37.722 unidades;
Chevrolet Onix Plus: 35.726 unidades;
Hyundai HB 20: 34.002 unidades;
Volkswagen T-Cross: 32.035 unidades;
Fiat Argo: 31.920 unidades;
Fiat Mobi: 30.442 unidades;
Jeep Compass: 30.350 unidades;
Hyundai Creta: 29.948 unidades;
*Com Estadão Conteúdo