Ouvindo...

Times

PF faz operação para combater apologia ao nazismo em Minas e SP

Mandados foram cumpridos nesta terça (4), em Sorocaba e Timóteo

Um grupo investigado por praticar apologia ao nazismo foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (4), em Sorocaba (SP) e Timóteo (MG). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão com o objetivo de aprofundar a investigação.

Segundo a polícia, os agentes apreenderam aparelhos, machado, faca e um livro com matéria sobre a “Schutzsttafel”, conhecida pela sigla “SS”, que é um organismo militar ligado ao partido nazista alemão.

As investigações começaram em novembro de 2022, a partir da denúncia feita pela ONG SaferNet de que havia um grupo criado em um aplicativo de mensagens com nome e foto de perfil em referência à simbologia nazista, além de ostentar a cruz suástica ou gramada, o que é proibido pela legislação penal brasileira.

O grupo denunciado utilizava o nome “Schutzsttafel”. Além disso, o grupo denunciado era público e disponível para acesso mundial.

Com os materiais apreendidos nesta terça, a polícia tenta esclarecer a participação dos envolvidos no crime investigado, de apologia ao nazismo, que tem pena de até cinco anos de prisão.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais