A Universidade de São Paulo (USP) é a primeira brasileira a entrar no ranking das 100 melhores instituições de ensino superior do mundo, conforme o QS World University Ranking 2024, divulgado na terça-feira (27). O levantamento é feito pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS).
Foram avaliadas nesta edição cerca de 3 mil universidades de mais de 100 países. Além da USP, três universidades brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 220ª, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 371ª, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 419ª.
Ao Jornal da USP, o reitor da universidade, Carlos Gilberto Carlotti Junior, disse que os pontos fortes foram a reputação acadêmica, a excelência em pesquisas, o alto conceito entre os empregadores, além do impacto social do trabalho das pessoas formadas pela instituição. “Trabalhamos com afinco, ao longo de décadas, para chegar a esse patamar”, afirmou.
As melhores colocações do ranking são ocupadas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), em primeiro, pelas inglesas Universidade de Cambridge, em segundo, e Universidade de Oxford, em terceiro.
Em um levantamento anterior, do mesmo instituto, publicado em março deste ano, a USP ficou entre as melhores universidades do mundo em 45 das 54 áreas avaliadas.
Veja o ranking das melhores universidades do mundo:
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - Estados Unidos
Universidade de Cambridge Reino Unido - Reino Unido
Universidade de Oxford - Reino Unido
Universidade Harvard - Estados Unidos
Universidade Stanford - Estados Unidos
Imperial College London - Reino Unido
Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH Zurich) - Suíça
Universidade Nacional de Singapura - Singapura
Universidade College London - Reino Unido
Universidade da Califórnia (Berkeley) - Estados Unidos
*85º Universidade de São Paulo (USP) - Brasil