Ouvindo...

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: Governo Federal lança campanha contra discriminação em apps de transporte

Data foi celebrada pela primeira vez em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília; prédios foram iluminados com as cores do arco-íris

Data foi celebrada pela primeira vez em uma cerimônia no Palácio do Planalto

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado nesta quarta-feira (28). A data marca a luta pelo reconhecimento dos direitos da comunidade. Para celebrar, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (CNLGBTQIA+) anunciaram ações para promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+.

O Palácio do Planalto, sede do Governo Federal em Brasília, recebeu pela primeira vez uma cerimônia em homenagem ao Orgulho LGBTQIA+. O prédio foi iluminado com as cores do arco-íris, que representam a bandeira da comunidade.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, afirmou que o Brasil precisa reconhecer essa parcela da população e garantir seus direitos. “Precisamos retomar o que o Brasil tem de melhor: o povo brasileiro! A população LGBTQIA+ é parte fundamental do Brasil. Se não entendermos isso, não seremos um país. Por isso, é fundamental trabalharmos o orgulho na sua forma mais essencial”, disse.

10 Compromissos para Proteção de Direitos das Pessoas LGBTQIA+ em Aplicativos de Mobilidade

Durante o evento, foi assinado um documento com dez compromissos para a Proteção de Direitos das Pessoas LGBTQIA+ em Aplicativos de Mobilidade. Além dos Ministérios dos Direitos Humanos e Secretaria de Comunicação Social da Presidência, participaram os representantes das empresas de transporte por aplicativo Uber, 99 e Buser.

A iniciativa prevê a realização de campanhas de sensibilização e educação midiática; a criação de campos que permitam denunciar discriminação; o desenvolvimento de protocolos de suporte às vítimas de LGBTfobia; e o estabelecimento de parcerias com as autoridades para facilitar as investigações.

Agora 3T - Tecnologia para pessoas Trans e Travestis

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública de tecnologia, também lançou na cerimônia o primeiro edital de investimento social destinado à população Travesti e Trans. O projeto visa promover a inclusão digital por meio de ambientes educacionais.

Por que o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado no dia 28 de junho?

A data remonta a um episódio histórico na luta da comunidade LGBTQIA+. Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, policiais à paisana invadiram o bar Stonewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos. O local era um ponto popular entre as pessoas LGBTQIA+. Ali a comunidade podia se reunir em segurança, em meio à intolerância da época.

Durante a invasão, os policiais levaram várias pessoas sob custódia, especialmente gays, lésbicas e pessoas trans. Revoltado com a atitude, um grupo resistiu às prisões, dando início a uma mobilização que durou cinco dias.

Um ano depois, em 28 de junho de 1970, a primeira marcha do Orgulho LGBTQIA+ aconteceu. Uma passeata partiu da frente do bar e andou por quatro quilômetros em direção ao Central Park. A ação inspirou outros países a comemorarem a data em prol dos direitos para a população LGBTQIA+.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.