Um lixão pegou fogo e uma forte fumaça atingiu toda a cidade de Teresópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira (26). As escolas do município, inclusive, suspenderam as aulas devido à fumaça.
O lixão estava interditado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo Ministério Público desde 2018. O local tinha muito chorume, um líquido resultante da decomposição do material orgânico, que estava escorrendo para um rio nas proximidades.
Segundo uma nota divulgada pela prefeitura de Teresópolis, tudo indica que o incêndio tenha sido criminoso. No fim da manhã desta segunda-feira, as chamas já estavam controladas pelo Corpo de Bombeiros.
“A Prefeitura de Teresópolis informa que na madrugada desta segunda-feira (26), um incêndio atingiu o aterro sanitário do Fischer. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h08, chegando ao local às 5h20. Ao que tudo indica, trata-se de um incêndio criminoso. A Prefeitura está dando apoio ao Corpo de Bombeiros. As aulas foram suspensas em algumas unidades públicas municipais próximas ao aterro sanitário por conta da densa fumaça que se formou.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda o uso de máscara para pacientes portadores de doenças respiratórias (asma ou bronquite, por exemplo) até que a fumaça se dissipe. Em caso de complicações respiratórias, procurar a UPA 24 Horas, o Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, na zona rural, ou o Pronto Atendimento de Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa também que em alguns locais a fumaça já se dissipou e que com a elevação da temperatura, tudo deve se normalizar em algumas horas. As investigações para apurar as causas desse incêndio e os responsáveis já começaram. Mais informações ao longo do dia.”
Acompanhe as