Um funcionário morreu e outros seis ficaram feridos em um incêndio na manhã desta quinta-feira (22), em um Polo Petroquímico, em Santo André, região metropolitana de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que recebeu o chamado por volta das 09h, o acidente foi provocado pela explosão de um tanque de gasolina da empresa Braskem.
O óbito da vítima foi confirmado no início da tarde, em nota oficial enviada pela empresa. A identidade do homem não foi informada.
80% a 90% do corpo queimado
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a primeira e a segunda vítima tiveram contusões e estavam conscientes. Ambas foram atendidas pelo ambulatório da empresa.
A terceira pessoa ferida foi socorrida pela Braskem antes da chegada do Corpo de Bombeiros, com queimaduras em 90% do corpo. A quarta vítima socorrida estava com queimaduras na face e vias aéreas e foi encaminhada ao hospital São Matheus, zona leste de São Paulo.
Uma das vítimas, a quinta, foi atendida com parada cardiorrespiratória, com 90% de queimaduras pelo corpo e precisou ser transportada pelo helicóptero Águia-21 ao hospital do Tatuapé. Já as duas últimas vítimas atendidas estavam com contusões nas pernas geradas por quedas durante o deslocamento de ar após a explosão. Ambas foram encaminhadas ao Pronto Socorro do Hospital Notre Dame.
A empresa terceiriza Tenenge
Segundo a Tenenge, empresa tercerizada que prestava serviços à Braskem, cinco feridos eram funcionários.
A Tenenge confirmou o óbito e informou que outras duas pessoas seguem hospitalizadas. Outros dois funcionários que tiveram ferimentos leves foram atendidos e liberados.
“A Tenenge, através de suas equipes especializadas, segue focada no apoio às vítimas, seus familiares e colaborando com os agentes públicos no local”, diz a nota da Tenenge.
Notas da Braskem
Até o momento, a empresa realizou dois pronunciamentos oficiais. No primeiro, feito uma hora depois, confirmou o incêndio e reforçou que os órgãos técnicos foram acionados.
O segundo, por volta das 14h, confirmou que uma das vítimas tinha falecido:
“Lamentamos o ocorrido, nos solidarizamos com os familiares e amigos e reforçamos que nosso departamento médico e assistência social está acompanhando para prestar todo o apoio necessário, disse a nota.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo foi debelado por volta do meio dia. Ao todo, participaram da operação trinta e três homens e onze viaturas.
O estado de saúde das vítimas que tiveram de 80% a 90% do corpo queimado é grave.