A Agência de Investigações de Segurança Interna dos EUA apreendeu, na manhã desta terça-feira (20), 12 fuzis em uma loja de armas em Orlando, nos Estados Unidos. As armas teriam sido compradas por facções criminosas que atuam no Rio de Janeiro.
A apreensão foi realizada durante a Operação Black Market, organizada pela Polícia Federal e que contou com o apoio da Homeland Security Investigations. As investigações começaram na Delegacia da PF no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, após a apreensão de 475 carregadores de fuzis e pistolas em uma transportadora em Olaria, em 2021.
Segundo os investigadores, os suspeitos aproveitaram a flexibilização da legislação para se cadastrarem como CACs (Caçador, Atirador, Colecionador) e adquirirem armas e acessório em larga escala. A associação criminosa também é investigada por movimentar R$ 25 milhões em cinco anos, montante que não é compatível com a renda dos investigados.
Além das apreensões nos Estados Unidos, a operação da PF também cumpriu mandados de busca e apreensão em Nova Iguaçu e na capital Rio de Janeiro. Foram apreendidas duas pistolas, sete carregadores e dezenas de munição. Uma pessoa foi presa em flagrante por osse ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito
Os suspeitos podem responder por tráfico internacional de armas de fogo, comércio ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As penas somadas ultrapassam os 44 anos de reclusão.