Pau Grande, distrito de Magé (RJ), foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro (PL) assinou a lei que deu o título para o distrito da Baixada Fluminense na manhã da última segunda-feira (19).
A cidade é famosa por ser a terra natal de Mané Garrincha, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira e um dos melhores jogadores de todos os tempos. O pau-grandense foi casado com Elza Soares e morreu aos 49, em 1983.
O projeto de lei que pedia o reconhecimento do Governo do Rio de Janeiro foi apresentado pelo então deputado estadual e atual prefeito de Magé, Renato Cozzolino, em 2019, sendo aprovado apenas em maio deste ano pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O relator do projeto na Casa foi o ex-Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Patrimônio Cultural Imaterial
Com o título, o distrito da Baixada Fluminense passa a ser protegido, promovido e valorizado pelo Poder Público. Mudanças em imóveis, ruas e praças passam a ser dificultadas, só sendo autorizadas após autorização da Prefeitura e do Governo do Estado.