Ouvindo...

Times

Homem negro é amarrado pelos pés e arrastado por policiais em São Paulo

Caso ocorreu na Vila Mariana, zona Sul de São Paulo; policiais são afastados

Um homem de 32 anos, suspeito de furtar duas caixas de bombom em uma loja de conveniência na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, foi algemado, amarrado pelos pés e arrastado por policiais na madrugada de segunda-feira (5).

Segundo um funcionário de um mercado, o suspeito e outros dois jovens entraram no estabelecimento e furtaram produtos. Além das caixas de doces, eles teriam levado bebidas alcoólicas e energéticas — avaliados em cerca de R$ 500.

A polícia foi acionada e encontrou o suspeito com duas caixas de bombons. Conforme a polícia, ele “estava bastante alterado” e “em nenhum momento acatou a ordem dos policiais”. Por isso, teria sido necessário o uso da força para algemá-lo.

O jovem foi detido e levado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Mariana. Lá, uma testemunha fez imagens que mostram o suspeito com pés e mãos amarrados com corda. O responsável pela imagem teria sido coagido pelos policiais.

O vídeo foi compartilhado pelo Padre Julio Lancellotti que questionou: “a escravidão foi abolida?”

Polícia investiga conduta de militares

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que “lamenta o episódio e reafirma que a conduta assistida não é compatível com o treinamento e valores da instituição.”

Por isso, foi instaurado um inquérito para apurar as circunstâncias relativas às ações dos policiais envolvidos no episódio. “Todos foram preventivamente afastados das atividades operacionais, vez que as ações estão em desacordo com os procedimentos operacionais padrão da instituição”, acrescentou.

Formou em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Leia mais