Ouvindo...

MC Pipokinha contrata advogado após ameaça de deputado e cancelamento de shows

Especialista quer “preservar a liberdade artística da funkeira”, que teve shows cancelados, além de ter sido ameaçada de prisão e chamada de “prostituta” por deputado paranaense

Pipokinha teve shows cancelados após polêmica envolvendo deputado

A cantora MC Pipokinha decidiu contratar um advogado especializado em Direito do Entretenimento após ser ameaçada pelo deputado Tito Barrichello (União-PR) e ter um show cancelado em Curitiba. A informação foi antecipada pelo portal Popline.

O advogado José Estevam Macedo Lima, especialista em Direito do Entretenimento, foi contratado para tentar “conter a crise e preservar a liberdade artística” da funkeira. Em uma carta enviada ao Popline, o especialista afirma que vai “ser vigilante para que os direitos da MC como mulher e profissional sejam devidamente respeitados dentro da Lei”.

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão, sendo preservadas pela Constituição a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem. O artista é contratado, tão somente, para realizar a apresentação artística, não podendo a ele ser imputado qualquer crime, enquanto realiza sua apresentação, pois está sob a égide da liberdade de expressão artística.”

O advogado defende que o respeito à classificação etária dos shows e a proibição de menores de idade nas apresentações da MC. O especialista também argumenta que “o limite da liberdade de expressão artística é muito mais alongado do que a liberdade de manifestação do pensamento, pois este fere diretamente direitos individuais dos envolvidos.”

Relembre o caso

A cantora MC Pipokinha foi alvo de ataques do deputado Tito Barrichello (União-PR) durante um discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná no dia 8 de maio. O parlamentar, que também é delegado, insinuou que a cantora seria uma “prostituta”, prometeu que estaria presente no show marcado para o dia 20, em Curitiba, e ameaçou prendê-la em cima do palco.

Dias depois, a Polícia Civil do Paraná pediu para que a Justiça local cancelasse o show de MC Pipokinha. Após pressão, a casa de shows que receberia a cantora anunciou a suspensão da apresentação. Outro show da funkeira marcado para a última sexta (19) em Santa Catarina também foi cancelado em meio a polêmica.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.