O advogado da família de Marília Mendonça, Robson Cunha, afirmou, durante entrevista coletiva nesta segunda (15), que a aeronave da cantora atingiu cabos de energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) sem sinalização no acidente que matou a artista, seu assessor, o tio, o piloto e o co-piloto.
O Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apresentou o relatório final do incidente e concluiu que não houve falhas humanas nem no avião.
“O Cenipa não aponta culpados e nem responsáveis, e sim fatores passíveis de retificações para que situações como esta não voltem a acontecer”, explica o advogado.
De acordo com o representante da família, a aeronave não teve falha mecânica. Além disso, as decisões do piloto não foram tidas como irregulares e estavam dento das possibilidades de momento, ainda que tenha mudado o plano de vôo.
Ainda segundo o advogado, o relatório do Cenipa apontou que a falta de sinalização nos cabos de energia foi preponderante para o acidente. Agora, cabe ao inquérito policial entender se a fiação deveria ou não estar sinalizada e o apontar de um possível culpado pelo acidente.
“Como essas linhas de transmissão não estão identificadas, elas podem ser novos obstáculos para outro acidente. O objetivo é que situações assim não aconteçam”, explica.
Robson Cunha afirma que a intenção de Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça, não é fazer uma ‘caça às bruxas’.
“Nada disso vai trazer ela [Marília] de volta. Eles querem evitar que outras famílias passem pela e perda que eles tiveram”, completa o advogado
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Cemig e aguarda posicionamento oficial do órgão.
Acidente
Uma aeronave de pequeno porte caiu em uma cachoeira de Piedade de Caratinga, próximo ao acesso da BR-474, na região do Vale do Rio Doce, no dia 5 de novembro de 2021. Horas depois do acidente, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou que Marília Mendonça estava entre as vítimas fatais. Morreram o produtor da cantora, Henrique Ribeiro, e seu tio Abiceli Silveira Dias Filho, além do piloto e o co-piloto.