Ouvindo...

Invasores matam Yanomami a tiros e deixam dois feridos em Roraima

Presidente do Conselho de Saúde Indígena aponta garimpeiros como suspeitos dos crimes

Feridos foram levados neste domingo para Boa Vista

Um indígena de 36 anos, do povo Yanomami, foi morto a tiros e outros dois, de 24 e 31, foram feridos na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, em uma comunidade chamada de Uxiu. O crime foi no sábado (29), e os feridos foram transferidos para Boa Vista neste domingo (30).

A suspeita é que os crimes tenham sido cometidos por garimpeiros ilegais que invadiram a região, segundo Júnior Hekurari Yanomami, presidente Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY).

O homem que foi morto é Ilson Xirixana. Ele é agente indígena de saúde e foi baleado na cabela. Xirixana chegou a ser levado para uma unidade avançada de saúde, mas morreu durante a madrugada.

Testemunhas disseram que os garimpeiros já chegaram atirando. Um dos feridos relatou, inclusive, que os atiradores estavam encapuzados. A vítima mais nova, de 24 anos, foi atigida duas vezes na barriga. O homem de 31 anos sofreu dois tiros no abdômen e dois na perna. Ele também foi ferido na lombar.

Cobranças ao Governo

O secretário de Saúde Indígena - órgão ligado ao Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, disse ter acionado o Governo Federal.

“Tomamos o conhecimento já na manhã de hoje, que entre os três feridos, um indígena veio a óbito. O mesmo era agente indígena de saúde. Estamos em contato com a Ministra Nísia Trindade, Ministra Sônia Guajajara e Presidenta da Funai, Joênia Wapichana para tratar do caso. Os ministros Flávio Dino e de Direitos Humanos, Silvio Almeida, também já foram acionados”, informou Tapeba pelo Instagram.

Garimpo na Terra Indígena

Maior território indígena do Brasil, a Terra Yanomami enfrenta há décadas o problema da invasão por garimpeiros. Além do aumento da criminalidade e do conflito com as populações tradicionais, o desmatamento avança com o garimpo ilegal - em um ano, a devastação chegou a 54%.

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo