Ouvindo...

CEO da Hurb renuncia ao cargo após expor dados e ameaçar clientes na internet; entenda a polêmica

João Ricardo Mendes publicou vídeo expondo dados e xingando pessoas que reclamaram dos serviços da empresa; conselho-geral assume cargo interinamente

Mendes fundou o Hotel Urbano, atual Hurb, em 2011

O fundador e atual CEO da Hurb, João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (24) após uma polêmica envolvendo a divulgação de dados de clientes da agência de viagens e até a publicação de vídeos em que Mendes aparece xingando pessoas que abriram reclamações contra a empresa.

Em nota publicada nos perfis da empresa, Mendes afirma que os erros são dele e não da empresa. O fundador da empresa afirmou que vai usar o tempo livre para ‘estudar, refletir sobre erros e acertos e honrar o legado da mãe, que sempre colocou as pessoas em primeiro lugar”. Apesar disso, Mendes fez questão de ressaltar que segue sendo o principal acionista da empresa.

“Dizer que estou envergonhado é um eufemismo extremo. Meu trabalho como líder é liderar, e isso começa com um comportamento que deixa nosso time e clientes orgulhosos. Não foi isso que fiz e não posso dizer que não vou manter certos princípios sagrados. São princípios dos quais nunca abrirei mão, mas que não podem prejudicar uma companhia que é, pelo menos, 1.600 vezes maior do que eu; princípios que fazem de mim quem eu sou, moldam meus valores e orientam minhas ações”.

Mendes encerra a nota citando frases do rapper estadunidense Eminem. Seu cargo será assumido interinamente pelo conselheiro geral da empresa, Otávio Brissant, até a escolha de um novo CEO.

Entenda a polêmica

A antiga “Hotel Urbano” vem recebendo uma série de reclamações nos últimos meses por conta de clientes que não estão conseguindo usar os pacotes comprados na empresa. Os prazos não estariam sendo respeitados e aqueles clientes que optam pelo reembolso recebem o valor sem correção monetária.

Em meio a essa confusão, Mendes publicou vídeos institucionais em que aparece debochando das reclamações. Neste fim de semana, o ex-CEO da Hurb publicou um vídeo em que aparece xingando um cliente específico, divulgando dados dele e fazendo ameaças: “Fica satisfeito já de não viajar, porque tá arriscado alguém bater na tua casa hoje, hein. Nessa merda dessa tua casa”, diz Mendes no vídeo, que foi rapidamente excluído.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.