Ouvindo...

Menor bebê nascida no Brasil, de 335 gramas, tem alta após 5 meses de internação

Emanuelly Yasmin nasceu com apenas 335 gramas em um hospital público de São Paulo

Criança tinha apenas 2% de chance de sobreviver quando nasceu

A menor bebê já registrada no Brasil teve alta após cinco meses internada em um hospital público de São Paulo. Emanuelly Yasmin nasceu no dia 18 de novembro do ano passado, com 26 semanas e 2 dias de gestação, pesando apenas 335 gramas.

A criança nasceu após uma cesária de emergência após a mãe, Camila Soares, de 27 anos, dar entrada na unidade de saúde com pressão alta, aos 6 meses de gravidez. Ao examinar a bebê, a equipe médica viu que a placenta não estava recebendo os nutrientes de forma adequada.

Para salvar a mãe e a criança, um parto de urgência precisou ser realizado. Emanuelly era tão pequena que a mãe só pode segurá-la no colo depois de um mês. “Quando minha filha nasceu, a chance dela sobreviver era de 2%. Nos sete primeiros dias, a gente não podia mexer”, contou Camila em entrevista à TV Globo.

Assim que nasceu, a criança precisou ser intubada com a menor cânula disponível no mercado. Para isso, o equipamento veio de um hospital particular, já que não havia cânulas tão pequenas disponíveis na rede pública. Além disso, a bebê também colocou um cateter umbilical para garantir sua alimentação, medicação e monitorização.

Emanuelly é a menor bebê com prematuridade extrema a sair com vida de uma UTI Neonatal no Sistema Único de Saúde (SUS). A bebê foi extubada no dia 8 de fevereiro deste ano, aos 2 meses e 22 dias de vida, pesando 1,3 kg.

Para vencer a prematuridade extrema, Emanuelly passou cinco meses internada no Hospital Municipal Vila Santa Catarina, referência em alta complexidade e pré-natal de alto risco para gestantes. Uma equipe médica multidisciplinar acompanhou a criança até que ela atingisse os 2,340 kg e medisse 43 cm.

(Sob supervisão de Lara Alves)

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.