Ouvindo...

Brasil ganha 72 quilômetros quadrados de território

A informação é de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta (29)

O estado com maior número de mudanças nos limites municipais foi o Rio Grande do Sul

O território brasileiro ganhou 72,2 quilômetros quadrados em 2022. A informação veio de um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (29). O estudo ajustou o total da área do país para 8.510.417,771 km².

Segundo o IBGE, o aumento do território é resultado de novos delineamentos de fronteira internacional em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Instituto afirma que o aprimoramento decorre da realidade física dos rios da região e está de acordo com dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério da Relações Exteriores.

O IBGE também divulgou, hoje, mapas atualizados com os novos limites de 174 munícipios brasileiros. A mudança na divisão político-administrativa dessas cidades aconteceram entre 1 de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.

De acordo com o instituto, as atualizações resultam da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatório/pareceres técnicos dos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE.

O estado com maior número de mudanças nos limites municipais foi o Rio Grande do Sul (61 cidades), seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47).

As informações sobre as alterações podem ser conferidas no site do IBGE.

Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.