Ouvindo...

VÍDEO | Rio transborda e causa destruição em cidade do Paraná

Água chegou a cobrir árvores em alguns pontos da cidade

Enchente afeta Bandeirantes, no Paraná, após tromba d'água

Com o alto volume de chuvas registrado na região norte do Paraná, o Rio Ribeirão das Antas transbordou e o nível do rio subiu. Isso fez a água invadir inúmeras casas em Bandeirantes neste domingo (5) e deixar centenas de moradores da cidade estão ilhados. A prefeitura decretou situação de calamidade pública no município.

Jaelson Matta, prefeito de Bandeirantes, diz que o incidente foi causado por duas trombas d'água. “Nos pontos em que elas se iniciaram, houve uma chuva de aproximadamente 160 mm em curto espaço de tempo”, informa o governante. “Tivemos aproximadamente 12 bairros urbanos e rurais atingidos. Somente na região urbana, 250 famílias foram afetadas. Na zona rural, há ilhados.”

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a prefeitura auxiliam as famílias atingidas com alimentos, roupas. Segundo as equipes, em alguns pontos da cidade, a água chegou a cobrir árvores e arrastar veículos. As regiões mais atingidas são Invernada, Vitória, Jardim União, Vila Bela Vista e Vila São Pedro. Não há registro de feridos até o momento.

Em publicação no Instagram, a prefeitura de Bandeirantes informa que desabrigados devem procurar os pontos de apoio do município, nas escolas Yukiti e Bela Vista. As Unidades Básicas de Saúde (Teixeirinha, Bela Vista e Invernada) e a Farmácia Central da cidade estão abertas para atendimento médico e distribuição de medicamentos.

Segundo a administração municipal, agentes de Segurança e Saúde vão começar o levantamento de prejuízos causados pela enchente e possíveis desaparecidos. Eles pedem que as famílias que moram na zona rural da cidade não tentem atravessar as pontes, já que a situação de segurança dos equipamentos ainda é incerta.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.