Ouvindo...

Anvisa amplia proibição de vendas de pomadas para cabelo

Agora, todas as marcas foram suspensas, medida foi tomada após denúncias de ‘cegueira temporária’

Anvisa já havia proibido sete marcas de pomadas para trançar cabelos em janeiro de 2023

A Anvisa proibiu a venda de toda as pomadas para cabelo no país. É uma ampliação de medida anterior da agência, que proibia algumas marcas. A medida foi tomada após várias denúncias de cegueira temporária em decorrência do uso desses produtos - pomadas para modelar e trançar português.

Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.

Além da perda temporária de visão, outros problemas oculares foram noticiados, como forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular, além de dores de cabeça.

A interdição é uma medida cautelar, enquanto a Anvisa realiza testes, provas e análises para a conclusão do caso e, talvez, futura liberação de posteriores produtos.

A decisão proíbe a comercialização, porém, não haverá recolhimento ou confisco de produtos adquiridos antes da medida. A Agência recomenda que salões de beleza não exponham esses produtos e que os consumidores parem de utilizá-los.

No início da próxima semana, será marcada uma reunião com o setor produtivo para a discussão dos procedimentos necessários à regularização dos produtos objetos da medida cautelar.

Estudante de jornalismo na UFMG, estagiário no jornalismo digital da Itatiaia.