A Anvisa proibiu a venda de toda as pomadas para cabelo no país. É uma ampliação de medida anterior da agência, que proibia algumas marcas. A medida foi tomada após várias denúncias de cegueira temporária em decorrência do uso desses produtos - pomadas para modelar e trançar português.
Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.
Além da perda temporária de visão, outros problemas oculares foram noticiados, como forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular, além de dores de cabeça.
A interdição é uma medida cautelar, enquanto a Anvisa realiza testes, provas e análises para a conclusão do caso e, talvez, futura liberação de posteriores produtos.
A decisão proíbe a comercialização, porém, não haverá recolhimento ou confisco de produtos adquiridos antes da medida. A Agência recomenda que salões de beleza não exponham esses produtos e que os consumidores parem de utilizá-los.
No início da próxima semana, será marcada uma reunião com o setor produtivo para a discussão dos procedimentos necessários à regularização dos produtos objetos da medida cautelar.