No aquecimento para o primeiro carnaval depois de dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19, blocos como Imprensa que Eu Gamo, Spanta Neném e Desliga da Justiça tomam as ruas do Rio neste fim de semana. Na programação da Prefeitura da capital fluminense, 20 blocos tinham autorização para desfilar apenas no sábado (4), a duas semanas da abertura oficial da folia.
Até o fim da tarde, pelo menos 16 blocos haviam se apresentado, sob sol e intenso calor - o Centro de Operações da Prefeitura do Rio previa que a temperatura chegasse a 40º C. Além dos blocos autorizados, outros tradicionalmente desfilam sem informar aos órgãos públicos - por isso, o número total de blocos em desfile neste sábado pode ser maior do que os 20 autorizados.
No domingo (5), outros 20 blocos autorizados vão se apresentar pela cidade. A Riotur, empresa municipal de promoção do turismo e responsável pela organização dos desfiles, estima que os desfiles deste fim de semana vão reunir cerca de 600 mil foliões. O maior desfile será do Bloco da Lexa, liderado pela cantora, que deve reunir até 500 mil foliões no centro do Rio de Janeiro durante o dia.
Entre os blocos mais tradicionais que se apresentaram neste sábado (4) estão o Spanta Neném e o Imprensa que Eu Gamo. O Spanta, que completa 20 anos de seu primeiro desfile, exibiu-se ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul, a partir do meio-dia - antes houve um desfile do Spantinha, a versão do bloco para crianças. O bloco prestou homenagem ao cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991).