Um turista “nasceu de novo” após sofrer uma parada cardíaca durante uma trilha pelas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Segundo o médico. Leonel da Cruz, que atendeu a vítima - um homem de aproximadamente 40 anos - estava sem vida quando ele integrou a equipe de socorristas que fazia o atendimento.
Da Cruz contou que passeava com a família quando viu uma equipe do Parque Nacional do Iguaçu realizando um atendimento, próximo a um elevador de acesso às quedas. A vítima era um morador da cidade paranaense de Assis Chateaubriand, que visitava o local e teve um mal súbito. O médico, acostumado com esse tipo de atendimento, achou que sua experiência poderia ser útil. Então entregou seus objetos pessoais à esposa e apresentou-se aos socorristas, oferecendo ajuda.
“Colocamos o desfibrilador no paciente, que é o principal condutor nesse tipo de manobra. Durante 15 minutos a gente ficou revezando entre choques, desfibrilador e as compressões torácicas no paciente. [...] Graças à Deus depois de 15 minutos o coração dele voltou a bater, ele voltou a ter pulso novamente”, relatou Leonel.
Cidadania e Empatia
O paciente foi encaminhado ao hospital mais próximo onde permanece internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). De acordo com Leonel, os próximos dias serão fundamentais para a plena recuperação dele. “Vamos torcer”, disse. Indagado sobre sua disponibilidade e generosidade em ajudar, mesmo estando de férias com a família, o médico disse: “essa é minha profissão, só fiz minha obrigação, além de ter sido também um ato de empatia e de cidadania. É preciso valorizar a vida”.