Ouvindo...

Turista ‘morre por 15 minutos’ durante passeio nas Cataratas do Iguaçu

Homem teve uma parada cardíaca e foi socorrido por médico que passeava com a família

Fato ocorreu nas Cataratas do Iguaçu, no Paraná

Um turista “nasceu de novo” após sofrer uma parada cardíaca durante uma trilha pelas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Segundo o médico. Leonel da Cruz, que atendeu a vítima - um homem de aproximadamente 40 anos - estava sem vida quando ele integrou a equipe de socorristas que fazia o atendimento.

Da Cruz contou que passeava com a família quando viu uma equipe do Parque Nacional do Iguaçu realizando um atendimento, próximo a um elevador de acesso às quedas. A vítima era um morador da cidade paranaense de Assis Chateaubriand, que visitava o local e teve um mal súbito. O médico, acostumado com esse tipo de atendimento, achou que sua experiência poderia ser útil. Então entregou seus objetos pessoais à esposa e apresentou-se aos socorristas, oferecendo ajuda.

“Colocamos o desfibrilador no paciente, que é o principal condutor nesse tipo de manobra. Durante 15 minutos a gente ficou revezando entre choques, desfibrilador e as compressões torácicas no paciente. [...] Graças à Deus depois de 15 minutos o coração dele voltou a bater, ele voltou a ter pulso novamente”, relatou Leonel.

Cidadania e Empatia

O paciente foi encaminhado ao hospital mais próximo onde permanece internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). De acordo com Leonel, os próximos dias serão fundamentais para a plena recuperação dele. “Vamos torcer”, disse. Indagado sobre sua disponibilidade e generosidade em ajudar, mesmo estando de férias com a família, o médico disse: “essa é minha profissão, só fiz minha obrigação, além de ter sido também um ato de empatia e de cidadania. É preciso valorizar a vida”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.