Ouvindo...

Eclipse e chuva de meteoros: veja calendário astrônomico de novembro

Novembro será um mês cheio para o calendário astrônomico, desde ‘lua de sangue’ à conjunção de planetas

Ùltimo eclipse lunar de 2022 acontece ainda em novembro

O calendário astrônomico com os eventos de novembro reserva várias surpresas para os amantes dos céus. Uma “Lua de Sangue”, como é conhecido o eclipse lunar total, e duas chuvas de meteoros são um dos principais acontecimentos do mês.

Calendário astrônomico

4 de novembro - Acontece a conjunção da lua com o planeta Júpiter - Conjunção é quando um planenas ou a lua se aproximam uns dos outros vistos a olho nu.

7 de novembro – Eclipse lunar total. Ele será visível somente de algumas partes da América do Sul, Norte, Ásia e leste da Europa. No Brasil, apenas moradores do Acre poderá acompanhar o fenômeno.

8 de novembro – A partir das 8h02 a lua cheia do mês chega.

11 de novembro - Acontece a conjução da lua com o planeta Marte

14 de novembro – Esse será o dia em que a NASA irá lançar sua missão Artemis I para a lua. O objetivo da missão é estabelecer a presença humana na lua, 53 anos após a última missão tripulada para o nosso satélite natural, a famosa missão Apollo 11.

17 e 18 de novembro – Chuva de Meteoros Leônidas acontece e pode ser vista do Brasil. Mas os restos deixados pelo cometa Tempel-Tuttle são fracos, o que resultará em entre 10 e 15 meteoros por hora.

23 de novembro – Às 19h57 chega a lua nova do mês.

28 de novembro - Conjunção Lua e Saturno

O ano de 2022 esteve repleto de eventos astronômicos. Ao longo de todo o período outros acontecimentos trouxeram protagonismo aos céus.

Dia 16 de maio o primeiro eclipse lunar do ano foi visível nas Américas do Norte e do Sul, Europa, África, e partes da Ásia.

O primeiro eclipse solar parcial aconteceu no dia 30 de abril e foi visível em uma determinada faixa do Oceano Pacífico Sul e nas regiões Sul e Oeste da América Latina. Países como Argentina, Peru, Chile, Uruguai, entre outros, puderam apreciar o acontecimento.

Já o segundo eclipse solar parcial aconteceu no dia 25 de outubro de 2022 e, também, foi visível no Brasil. Apenas a Groenlândia, Islândia, parte da África, Ásia e uma grande parte da Europa contemplaram o fenômeno.