O vídeo de uma conversa entre o comandante de um avião e a torre de controle viralizou nas redes sociais. Na ocasião, o piloto relata que avistou uma “luz estranha” no céu, como se fosse o farol de uma aeronave, no entanto, não havia outro avião no local. O caso foi registrado em Porto Alegre no último sábado (22).
A aeronave Airbus A320 (PR-YRX), voo 4517 da Azul, fazia um voo comercial de São Paulo para Porto Alegre, quando o piloto avistou uma luz misteriosa e acionou técnicos do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Para o piloto, poderia ter outra aeronave no local. Porém, nada foi constatado pelos radares.
Na conversa divulgada nas redes sociais, a operadora da torre pede para o piloto informá-la quando as “luzes sumirem”. Mas, conforme o comandante, a luz estava intermitente e fazendo “movimento aleatório”.
Depois de um tempo, segundo o piloto, a luz se afastou e foi em direção à Lagoa da Conceição. Ao UOL, a Azul disse que “os mais rigorosos protocolos de segurança” são seguidos e que, em caso de eventualidade, o controle de tráfego aéreo é comunicado. “A companhia ressalta que o assunto já está sob ciência das autoridades competentes”, completou.
Repercussão
Nas redes sociais, muitos moradores da região disseram ter visto a luz misteriosa no sábado. “Eu e minha esposa também vimos como se fosse uma luz de laser no céu, num brilho esverdeado, fazendo movimentos bem estranhos de ida e vinda. Estávamos na BR-116 em Sapucaia do Sul, indo em direção a Porto Alegre. O horário bate com o que os pilotos relatam”, disse.
“Aqui em Xangri-lá, litoral norte do RS [Rio Grande do Sul], uma vizinha no meu condomínio que estava passeando com o cachorro na noite de sábado disse ter visto também: ela disse que pareciam luzes aleatórias e fortes seguindo o avião, iam e voltavam”, postou outro.