As chuvas que atingiram Minas Gerais, na primeira semana do mês de outubro, deixaram rastro de destruição. Balanço divulgado nesta quinta-feira (13) pela Defesa Civil estadual aponta que 8 municípios decretaram situação de emergência e que 1.733 pessoas estão desalojadas e há 405 desabrigados. Nenhum óbito foi registrado no estado por conta das chuvas.
As cidades que decretaram situação de emergência por causa das chuvas intensas e granizo são: Alfenas, Capetinga, Aracitaba, Alto Rio Doce, Lassance, São João del-Rei, São Gonçalo do Sapucaí e Senador Firmino. De acordo com o órgão, não houve chamados referente a desastres ou eventos adversos ocorridos no Estado nas últimas 24 horas.
A previsão do tempo para o estado, nesta quinta-feira, é que uma massa de ar seco e quente deixa o tempo estável sobre as regiões de Minas. As temperaturas seguem elevadas em todo o estado de faz calor da ordem de 37°C no Norte mineiro. Em virtude dos baixos índices de umidade relativa do ar, abaixo de 25%, há formação de névoa seca no Centro, Norte e Noroeste do estado.
Outros 128 municípios estão em situação de anormalidade por causa dos reflexos das chuvas.