Ouvindo...

Cataratas do Iguaçu registram segunda maior queda d'água da história

O motivo seria a cheia do Rio Iguaçu; a maior queda d'água foi registrada em 2014 e a menor em 1978

As passarelas precisaram ser interditadas

A vazão de água das Cataratas do Iguaçu bateu novo recorde do ano de 2022, chegando a 13,7 milhões de litros por segundo nesta quarta-feira (12). Localizadas em Foz do Iguaçu, no Paraná, esta maravilha da natureza é famosa por ter o maior conjunto de quedas d'água do mundo. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o volume considerado normal é de 1,5 milhão de litros por segundo.

De acordo com dados da MetSul Meteorologia, esta foi a segunda maior vazão das quedas desde o início da mediação feita. O maior registro foi em 2014, quando mais de 47 milhões de litros por segundo, conforme a Copel. O pior período de seca, por outro lado, foi em 1978, com apenas 114 mil litros por segundo.

Em razão da grande vazão de água, o Parque Nacional do Iguaçu precisou interditar as passarelas próximas às quedas d'água nesta quarta-feira, tanto do lado brasileiro quanto do lado argentino no parque.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.