Ouvindo...

Aprovada há um mês, vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças segue sem data no Brasil

Executivo tem aprovação para começar a imunização, mas disse que tema vai passar pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para avaliação

Imunizante está aprovado pela Anvisa há quase um mês, mas segue sem data para aplicação no Brasil

A vacina da Pzifer contra a Covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos, aprovada no dia 16 de setembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda não tem data para começar a ser aplicada. Cerca de um mês após a aprovação da imunização, o tema segue travado no Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, o tema será passado para a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para “avaliação de possível ampliação do uso da vacina Comirnaty pediátrica em crianças de 6 meses a menores de 4 de idade, recentemente aprovada pela Anvisa”.

O Ministério disse ainda que vai liberar o uso apenas para as crianças com comorbidades, apesar de não haver restrições na aprovação da agência.

A imunização desse público foi recomendada na semana passada por membros da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que faz assessoria do Ministério para temas ligados à vacinação. Em outros momentos, apenas o aval da CTAI bastava para o início da vacinação, mas dessa vez o tema passará pela Conitec.

A Pfizer, por sua vez, afirmou que a entrega depende de definições junto à pasta, mas assim como o Governo Federal, não divulgou detalhes do processo. “Todas as orientações para a vacinação deste público serão publicadas em nota técnica”, afirmou também o executivo, sem citar prazos para que as crianças comecem a ser vacinadas.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.