Ouvindo...

Fernando de Noronha lidera ranking das melhores ilhas do mundo

Brasil também aparece entre os melhores países para viajar no Readers’ Choice Awards 2022

O arquipélago vulcânico é formado por 21 ilhas e ilhotas

Imagine um arquipélago situado a 350 km da costa do Nordeste, com direito a parque marinho, santuário ecológico, baixa densidade demográfica e apenas um centro comercial na ilha principal? Essa é Fernando de Noronha, eleita a melhor ilha das Américas Central e do Sul, segundo o ranking do Readers’ Choice Awards 2022. O território pernambucano aparece na frente de San Andrés, na Colômbia; Roatán, em Honduras; Cayo Ambergris, em Belize e das Ilhas Galápagos, no Equador.

Situado a cerca de 350 quilômetros da costa nordeste brasileira, o arquipélago vulcânico é formado por 21 ilhas e ilhotas, que formam 26 quilômetros quadrados ao todo – somente na ilha principal são 17 quilômetros quadrados, única porção de terra habitada, onde há um pequeno centro de compras com pousadas, restaurantes e comércios.

Com faixas de areia intocadas, formações rochosas estonteantes e uma vida marinha bem preservada, Fernando de Noronha também teve, neste ano, uma de suas praias premiadas mundo afora: a Baía do Sancho foi eleita a sétima melhor praia do mundo, segundo o Travelers’ Choice Awards.


Ilhas ao redor do mundo

Ao todo, 75 ilhas ao redor da Terra entraram na lista das melhores do mundo para visitar do Readers’ Choice Awards 2022. Elas foram divididas de acordo com a localização: Estados Unidos, Europa, Caribe e Atlântico, Américas Central e do Sul, Austrália e Pacífico Sul, África e Oceano Índico, Ásia, e o restante da América do Norte.

Entre as melhores do Caribe, St. Barts fica no topo, seguida de Anguilla e Turks e Caicos. As Maldivas estão em primeiro lugar entre as melhores ilhas da África e do Oceano Índico; Fiji e Bora Bora aparecem respectivamente como líder e vice-líder entre as ilhas da Austrália e do Pacífico Sul.

Já entre as mais bem colocadas da Europa, constam: Ibiza, na Espanha; Creta, na Grécia e Sardenha, na Itália. A lista anual do Reader’s Choice Awards, que contém ainda os melhores hotéis, resorts e spas ao redor do mundo, é divulgada pela publicação especializada Condé Nast Traveler, que, neste ano, teve como base o voto de 24 mil leitores e outros 244 mil votantes ao redor do mundo.


Melhores países e cidades

O Brasil ainda figura entre os melhores países para se visitar na lista divulgada pela revista. O território nacional aparece na 47ª posição entre 48 países, ficando na frente apenas de Cuba.

Quem lidera a lista é Portugal, seguido de Japão e Tailândia. A Europa, inclusive, é o continente com mais entradas de países na lista, com cerca de 17 representantes.

Cingapura lidera a relação das 10 melhores grandes cidades, uma vez que a publicação destaca que a cidade “tem uma cena de arte contemporânea crescente, novos hotéis surgindo e um compromisso com startups e inovação”.

Já entre as pequenas cidades, quem lidera é San Miguel de Allende, que aparece no topo da lista há três anos consecutivos e fica a quatro horas a noroeste da Cidade do México. Segundo a revista, a cidade montanhosa é “um centro para artistas expatriados, conhecida por sua arquitetura colonial espanhola e fachadas coloridas”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.