Ouvindo...

Covid-19: vacina da Pfizer para crianças entre 6 meses e 4 anos é aprovada pela Anvisa

Com a liberação da Pfizer para crianças de até 4 anos, caberá ao Ministério da Saúde elaborar o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para este público

Liberação do uso da vacina da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos foi concedida nesta sexta-feira

Crianças com idades entre 6 meses e 4 anos poderão ser imunizadas contra a Covid-19 no Brasil. Nesta sexta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu liberar o uso da vacina da Pfizer contra o coronavírus para a faixa etária que, até então, ainda não havia sido contemplada na campanha nacional de imunização contra a doença.

Agora, caberá ao Ministério da Saúde elaborar o cronograma de vacinação para crianças com essas idades.

Por meio de nota pública, a agência confirmou que autorizou a aplicação do imunizante após análise feita pela área técnica a partir dos estudos clínicos do próprio laboratório, e que se estendeu desde o início do mês de agosto.

A orientação da Anvisa prevê que as crianças com até quatro anos de idade recebam três doses da Pfizer – as duas primeiras devem ser administradas com três semanas de intervalo; a terceira, por sua vez, precisará ser aplicada oito semanas após a segunda dose.

Além da Anvisa, entidades ligadas à saúde infantil também participaram da avaliação para liberação do imunizante para crianças na primeira infância. Entre elas, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Até esta sexta-feira (16), apenas crianças com idades entre 5 e 11 anos eram vacinadas contra a Covid-19 no Brasil com o imunizante da Pfizer. A CoronaVac também é usada na campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças e compreende a faixa etária dos 3 aos 5 anos.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.