Ouvindo...

Ao menos 11 rótulos de petiscos são recolhidos por suspeita de contaminação por propilenoglicol

Até o momento, não se sabe como aconteceu a contaminação; mais de 40 mortes de animais domésticos foram registradas no país

Polícia Civil de Minas aponta que mais de 40 cães morreram no país após contaminação

Ao menos 11 rótulos de petiscos para cachorro começaram a ser recolhidos no Brasil por suspeita de contaminação com propilenoglicol. Desde sexta-feira (9), empresas vêm emitindo comunicados confirmando o recolhimento de itens para testes e análises, mesmo que de forma preventiva.

Após decisão que determinou recolhimento dos petiscos Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care, da Bassar, tutores de animais que teriam sido contaminados afirmaram que outros produtos também estariam passando pelo processo de recall, feito por algumas empresas sem dar satisfações aos consumidores. Na sexta, a FVO Alimentos confirmou o recolhimento dos produtos Dudogs, Patê Bomguy e Bomguytos Bifinho (nos sabores churrasco e frango & legumes) do mercado varejista em todo o território nacional.

A Itatiaia procurou diversas empresas indicadas pelos tutores e que estariam recolhendo produtos. Quem também confirmou, já na tarde desta quinta-feira (15), foi a Petitos, afirmando que “não utilizou os lotes denunciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, mas que o recall se dá de forma “preventiva”. Seis rótulos da empresa já começaram a ser recolhidos, mas os nomes dos produtos não foram informados.

“Assim, em respeito aos nossos clientes, e mesmo não tendo nenhum reporte de que os produtos da Petitos tenham gerado qualquer tipo de malefício comprovado aos nossos estimados consumidores, promoveremos o recall de toda a nossa linha de produtos fabricados nos meses de junho, julho e até 3 de agosto de 2022, por precaução, considerando orientação da autoridade sanitária competente”, completou a empresa, em nota.

Outras empresas procuradas afirmaram que não contam com o propilenoglicol nas formulações. Há ainda aquelas que negam qualquer relação com a Tecno Clean, e que se apresentou como fornecedora da substância, mas não a fabricante. A marca alegou ainda que compra o propilenoglicol com a A&D Química, que por sua vez, alegou ter informado ao Mapa onde comprou a substância, mas não divulgou o nome por não haver garantias de que essa empresa seria a responsável pela contaminação.

Morte de animais

Até o momento, mais de 40 mortes de animais domésticos foram registradas no país, segundo levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo a entidade, os principais sintomas são vômito, diarreia, convulsões e prostração. A orientação, caso um tutor perceba esses sinais após consumo de produto da marca, é levar o animal imediatamente para atendimento veterinário e encaminhar o caso para a delegacia de sua cidade, levando o produto para perícia.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.