Ao menos 11 rótulos de petiscos para cachorro começaram a ser recolhidos no Brasil por suspeita de contaminação com propilenoglicol. Desde sexta-feira (9), empresas vêm emitindo comunicados confirmando o recolhimento de itens para testes e análises, mesmo que de forma preventiva.
Após
A Itatiaia procurou diversas empresas indicadas pelos tutores e que estariam recolhendo produtos. Quem também confirmou, já na tarde desta quinta-feira (15), foi a Petitos, afirmando que “não utilizou os lotes denunciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, mas que o recall se dá de forma “preventiva”. Seis rótulos da empresa já começaram a ser recolhidos, mas os nomes dos produtos não foram informados.
“Assim, em respeito aos nossos clientes, e mesmo não tendo nenhum reporte de que os produtos da Petitos tenham gerado qualquer tipo de malefício comprovado aos nossos estimados consumidores, promoveremos o recall de toda a nossa linha de produtos fabricados nos meses de junho, julho e até 3 de agosto de 2022, por precaução, considerando orientação da autoridade sanitária competente”, completou a empresa, em nota.
Outras empresas procuradas afirmaram que não contam com o propilenoglicol nas formulações. Há ainda aquelas que negam qualquer relação com a Tecno Clean, e que
Morte de animais
Até o momento, mais de 40 mortes de animais domésticos foram registradas no país, segundo levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo a entidade, os principais sintomas são vômito, diarreia, convulsões e prostração. A orientação, caso um tutor perceba esses sinais após consumo de produto da marca, é levar o animal imediatamente para atendimento veterinário e encaminhar o caso para a delegacia de sua cidade, levando o produto para perícia.