Um estudo internacional feito por pesquisadores do Instituto de Saúde Carlos III de Madri, na Espanha, revelou que o nascimento do primeiro filho provoca modificações na estrutura do cérebro dos pais. Segundo os cientistas, o órgão deles diminui: em média, os homens perdem de 1% a 2% do volume do córtex após a chegada do bebê.
Os pesquisadores coletaram dados e imagens cerebrais feitas, por meio de ressonância magnética, de 20 homens durante a gestação das mães e até oito meses depois do nascimento do primeiro filho. A pesquisa contou ainda com informações de um grupo controle formado por 17 voluntários sem filhos, conforme informações divulgadas pelo Metrópoles.
Embora não tenham apresentado alterações nas redes subcorticais límbicas – como ocorre com as mulheres –, os homens mostraram sinais de redução do volume do sistema visual e alterações cerebrais no córtex, área do cérebro envolvida na compreensão social.
Na avaliação dos especialistas, o estudo apoia a ideia de que a transição para a paternidade pode representar uma janela significativa de mudanças no órgão para adaptar o indivíduo às alterações promovidas pela paternidade.