Podcast da Itatiaia que conta histórias de vítimas de violência doméstica e de mulheres que atuam no combate a esse tipo de crime foi premiado pelo Conselho Nacional de Justiça. O resultado do 2º Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral, que reconhece projetos bem-sucedidos e inovadores de enfrentamento à violência doméstica e família, foi divulgado nesta segunda-feira (23). O podcast “Atena: elas por elas” faturou o primeiro lugar na categoria Mídia.
A cerimônia de premiação vai acontecer na próxima terça-feira (30), na sede do CNJ, em Brasília. Na ocasião, também serão agraciados os destaques em outras categorias, como tribunais, magistrados, organizações não governamentais e produção acadêmica.
Atena é o resultado de cerca de dois anos de trabalho da repórter Alessandra Mendes, que ouviu vítimas e também mulheres que atuam no sistema policial e judicial para conter esses crimes. Casos permeados por violência, machismo, desrespeito e muita luta. Histórias de mulheres anônimas e também famosas, como a atriz e dançarina Rita Cadillac, e a cantora Elza Soares.
O podcast, lançado em 2021, está disponível na plataforma da Itatiaia, a Itacast, e também nos principais tocadores de áudio, como